4 práticas essenciais para perfis médicos em redes sociais
As redes sociais se configuram como o canal mais utilizado quando o assunto é a navegação na internet. Essa informação pode ser comprovada por uma pesquisa realizada pela ComScore, empresa norte americana especializada em análises que apoiam profissionais e agências em campanhas de marketing. Segundo o estudo, o Brasil é o país em que as pessoas mais passam tempo nas redes sociais: ao todo, são 650 horas navegando e atualizando status em mídias sociais todos os meses.
Em relação às redes mais utilizadas pelos brasileiros, o relatório Digital in 2017, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, o Facebook é a mais utilizada em percentual no país. A rede criada por Mark Zuckerberg possui 130 milhões de usuários no país, sendo seguida de perto pelo Whatsapp, com 120 milhões de usuários brasileiros e Youtube, com 98 milhões.
Todos esses números comprovam o quanto é importante estar presente nessas plataformas de interação social. Porém, a simples presença nas principais redes sociais não serve como garantia de alcance de resultados: é fundamental usar esses espaços de forma inteligente e estratégica para conquistar reconhecimento para a sua clínica. Por isso, listamos 4 práticas essenciais para perfis médicos em mídias sociais que irão ajudar a impulsionar os acessos nos conteúdos compartilhados além de incentivar interações.
- Faça postagens relevantes em uma frequência regular
Postar conteúdos que sejam de interesse do seu público numa frequência regular é uma ação de extrema importância quando falamos de impulsionamento de acessos e interações nas redes sociais. Para entender quais são os conteúdos que realmente interessam aos seus seguidores, realize um estudo sobre o seu público-alvo: o que ele gosta, com quais temas normalmente engajam mais e por quais causas eles se importam. Desse modo, você fará com o que o seu perfil seja cada vez mais procurado pelas pessoas que serão atraídas por meio de suas publicações.
Uma dica válida é buscar se posicionar sobre assuntos que fazem parte das especialidades oferecidas pelo seu consultório além de oferecer orientações sobre saúde e bem estar em geral. Assim, será possível movimentar o seu perfil com qualidade.
- Interaja com seus seguidores
Um dos grandes objetivos das redes sociais é promover interação, por isso busque responder os comentários que são feitos por pacientes e seguidores nas suas publicações. Nunca deixe que dúvidas fiquem sem respostas e saiba lidar com eventuais críticas, afinal esses momentos servem como oportunidade para reforçar o seu conhecimento e a sua postura diante de determinados assuntos e situações.
- Concilie a presença nas redes com a ética médica
Ter conhecimento das limitações existentes em relação ao marketing na área da saúde é fundamental para conquistar os resultados esperados sem ferir a ética profissional. Para os médicos, o Conselho Federal de Medicina (CFM) criou a resolução 1.974/2011 com regras, proibições e exemplos de como deve ser feita a publicidade tanto nos canais online quanto offline. Entre as proibições listadas por essa resolução estão:
- Propaganda de métodos ou técnicas que não possuem autorização do Conselho Federal de Medicina.
- Publicação de imagens ou áudios que possam caracterizar sensacionalismo, autopromoção ou concorrência desleal.
- Exposição da figura de pacientes como forma de divulgar técnica ou resultado de tratamentos.
- Realização de consultas à distância.
- Cobrar por atendimentos ou dúvidas tiradas por meio de aplicativos.
Todas as informações do que é ou não permitido fazer no marketing médico estão disponíveis em documento no Portal Médico. Acesse, conheça todas as regras e faça o planejamento de suas ações nas redes sociais com base na ética profissional validada pelo CFM.
- Faça networking
Além de ser um ótimo canal para divulgar o seu consultório, conquistar seguidores e ganhar potenciais pacientes, as redes sociais também servem com uma ferramenta eficaz para ajudar a alavancar contatos profissionais. Por isso, participe de grupos da sua área ou especialidade médica, essa é uma excelente maneira de conectar você à profissionais de vários lugares do Brasil e do mundo.
No processo de construir um bom posicionamento digital, as redes sociais desempenham um importante papel, afinal elas contribuem de forma efetiva para o relacionamento com o público, ganho de visibilidade além de contribuir para reforçar o posicionamento e autoridade do profissional. E você, o que acha do potencial das redes sociais para os profissionais de saúde? Já realiza um trabalho estratégico nesses canais? Compartilhe com a gente a sua opinião e acompanhe as dicas do Clinicando para gestão eficiente do seu consultório ou clínica.