Como preparar o Homeoffice para atender os seus pacientes

Trabalhar em casa é um dos grandes temas quando o assunto é trabalho do futuro, principalmente na área da saúde. Sabemos que nada substitui o contato pessoal médico-paciente, mas estamos caminhando para um futuro digital.

O famoso Home Office, pode ser bastante desafiador para algumas pessoas, por isso seguem algumas dicas para te ajudar a tirar de letra essa experiência:
 

1 – Defina um cômodo exclusivamente para trabalho e estabeleça-o como seu consultório

É importante que o seu computador/notebook fique em um local com pouca (ou nenhuma) movimentação, boa luminosidade, pouco barulho, arejado e com uma boa conexão à internet.

Ao definir o local, delimite que o cômodo escolhido será para o seu uso somente, acordando com todos os moradores que o local deve ser evitado nos seus horários de trabalho. Assim você evita interrupções, distrações e muito barulho. Se tiver animal, mantenha-o afastado do cômodo durante as consultas.

 

2 – Escolha bem a sua estação de trabalho e mantenha-a organizada

É tentador sentar-se com o seu computador no sofá, mas esta não é a melhor posição para trabalhar. No fim do dia você terá uma bela dor nas costas. Ao invés disso, escolha uma cadeira apropriada, de preferência ergonômica, assim como uma mesa com altura confortável para dispor o seu computador, a fim de evitar dores no corpo.

Após definir o local, mantenha-o organizado, isso facilita a sua rotina e aumenta a sua produtividade. O principal beneficiado por um ambiente de trabalho limpo e bem organizado é você, mais ninguém.

 

3 – Teste a conexão da sua internet no cômodo escolhido

Pode ser que algum local da sua casa fique muito longe do roteador e você tenha que procurar um lugar em que a conexão da internet para vídeo e áudio seja melhor. Se possível, opte pela CONEXÃO VIA CABO.

 

4 – Estabeleça horários de trabalho e de intervalo

Estabelecer horários e segui-los é importante para manter uma rotina e ter disciplina para lidar com as tentações, como a geladeira e a TV que estarão por perto, ou a família pedindo sua atenção. Além disso, trabalhar em casa pode gerar uma sensação de isolamento, e você pode acabar se distraindo com as demandas da casa, dos cônjuges e filhos, por isso a importância de todos respeitarem os seus horários, até mesmo para manter a sua saúde mental.

Realizar pausas também são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima consulta.

 

5 – Arrume-se para trabalhar

Use uma roupa confortável, mas que transmita uma atitude profissional para si mesmo e para os outros. É importante se arrumar como se estivesse saindo para ir ao consultório fora de casa, além de ser bom para a autoestima, é uma forma de ajudar o cérebro a entender que você está em horário comercial e mostra aos seus pacientes que você se cuida.

 

6 – Tenha um sistema de gestão e teste a modalidade atendimento online até você se sentir plenamente confiante para atender

É muito importante, seja para quem trabalha fora ou em Home Office, ter um sistema de gestão que te ajude a organizar os seus atendimentos. Mas tão importante quanto, é ter o domínio sobre como utilizar essa ferramenta e seus benefícios.

Antes de atender o seu primeiro paciente de modo online, teste a modalidade com algum amigo, familiar ou colega de profissão, até que você se sinta bem confortável e confiante sobre como utilizar essa nova modalidade do sistema. Assim, você evita situações desconfortáveis com os seus pacientes e tem uma melhor experiência.

 
E aí, gostaram das dicas? Esperamos que ajudem profissionais da saúde na situação que estamos vivendo temporariamente devido ao período de quarentena do COVID-19.