3 tecnologias aplicadas na área da saúde que podem beneficiar a sua clínica
A inserção da tecnologia em clínicas e consultórios médicos tem feito com que novos recursos e ferramentas ajudem a tornar mais eficiente e otimizadas as atividades clínicas e gerenciais desses espaços por parte dos profissionais de saúde. Além de organizar a rotina de trabalho, ela contribui para o bom andamento processos financeiros e administrativos, diminuindo os trabalhos manuais.
A praticidade e a inovação também trazem como consequência agilidade e segurança para os consultórios, uma vez que os dados armazenados em softwares, por exemplo, podem ser acessados de qualquer lugar mas somente por pessoas autorizadas. Além disso, médicos adeptos das novas tecnologias transmitem confiança aos seus pacientes, principalmente pelo fato de saberem que as suas informações estão seguras e que caso alguma urgência aconteça, elas poderão ser acessadas rapidamente.
Conheça a seguir 3 tipos de tecnologias que podem ser aplicadas em clínicas e consultórios médicos e os vantagens que são oferecidas pela adoção dessas ferramentas.
- Organizador de documentos
Foi o tempo em que arquivar documentos de forma física era uma saída inteligente de armazenamento de informações. Devido ao volume de dados que precisam ser guardados em clínicas e consultórios, armazená-los digitalmente é a melhor forma de deixá-los seguros e sem ocupar espaço no seu espaço de trabalho.
Essa prática, além de liberar o espaço físico, também reduz os custos com armazenamento de documentos, que normalmente era realizado através de pastas e arquivos mortos. Para colocá-la em prática, basta digitalizar os documentos dos pacientes e salvá-los em pastas digitais no próprio computador ou ainda em sistemas de arquivamento da nuvem.
- Softwares para gestão
Os softwares destinados à gestão de consultórios são uma tecnologia de grande utilidade para médicos e suas equipes de trabalho, uma vez que permitem concentrar todas as informações e processos de um negócio da área médica em sistemas que são criados especialmente para essa finalidade.
Entre as principais funcionalidades de um bom software de gestão médica estão: agendamento e controle de consultas, prescrição eletrônica, anexação de todas as informações dos pacientes (exames, prontuários médicos, entre outros), controle de finanças do consultório, acesso a bulário de medicamentos, entre outros.
Com isso, se torna possível que o médico tenha acesso à sua agenda de consultas marcadas, encontre todo o histórico dos pacientes de maneira rápida e fácil, realize a gestão financeira do seu negócio além de garantir a segurança de todas as informações de sua clínica ou consultório.
- Prontuário Eletrônico
Tem se tornado cada vez mais comum a discussão por parte dos profissionais de saúde sobre a importância do prontuário eletrônico no que diz respeito ao ganho de eficiência nos atendimentos médicos.
A capacidade de integrar todas as informações dos pacientes em um único lugar, possibilitando oferecer diagnósticos e tratamentos mais específicos e precisos, a diminuição na incidência de prescrições de medicações ilegíveis e a possibilidade de preencher de maneira mais rápida as informações durante uma consulta fazem com que a rotina operacional se torne mais simples e o atendimento mais próximo e humanizado.
A tecnologia aplicada na área da saúde é capaz de gerar benefícios tanto aos médicos quanto aos pacientes, uma vez que torna a prática médica mais eficiente e descomplicada. Seja por meio da digitalização de processos ou de um software que descomplique a gestão de clínicas e consultórios, o uso da tecnologia permite ao profissional da saúde focar em seu principal objetivo, que é de atender bem o seu paciente.
E você, o que acha da inserção da tecnologia em clínicas e consultórios? Acredita nos benefícios dessas ferramentas para o dia a dia dos profissionais da saúde? Compartilhe com a gente a sua opinião e não deixe de acompanhar as dicas que o Clinicando tem a oferecer para tornar o seu dia a dia mais simples.