4 motivos para adotar o uso do prontuário eletrônico na sua clinica

 4 motivos para adotar o uso do prontuário eletrônico na sua clinica

 

Cada vez mais as clínicas têm usado a tecnologia como aliada para aprimorar suas rotinas de gestão e operação. Nesse sentido, o prontuário eletrônico é uma das ferramentas mais importantes quando o assunto é a otimização do trabalho dos profissionais de saúde e a garantia de atendimentos mais eficientes aos pacientes.

 

O Prontuário Eletrônico do Paciente, também conhecido como PEP,  é um modelo de prontuário médico completamente digital e padronizado. Com ele, os médicos conseguem acessar e incluir informações no prontuário de qualquer pessoa mesmo se não estiverem no consultório. Ou seja, o PEP guarda todo o histórico médico de um paciente e permite que o profissional de saúde acesse esses dados rapidamente a qualquer momento, facilitando tomada de decisões e proporcionando um atendimento cada vez mais integral às pessoas.  

 

O sistema eletrônico de prontuário não é de uso obrigatório, porém existem muitas vantagens que podem acabar incentivando o uso dessa ferramenta como forma de otimizar a rotina médica. Conheça a seguir os principais benefícios de adotar o uso do prontuário eletrônico na sua clínica.

 

  1. Acesso simples e rápido ao prontuário

 

Por ser completamente digital, o Prontuário Eletrônico do Paciente pode ser acessado de forma muito simples e rápida quando comparado ao uso do prontuário físico. Isso acontece porque o PEP possibilita o acesso remoto e, com isso, o médico pode abrir o sistema no momento que precisar, de onde estiver e com qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet (como computador, celular ou tablet). 

 

Desse modo, mesmo fora do consultório, os profissionais de saúde conseguem auxiliar seus pacientes em situações específicas além de conseguirem tornar mais prática suas rotinas de atendimentos, uma vez que os prontuários podem estar sempre em mãos, podendo ser consultados quando necessário. 

 

  1. Integração das informações

 

Uma das maiores dores na área da saúde é a questão da centralização das informações dos pacientes. Nesse sentido, o prontuário eletrônico representa um grande benefício para as clínicas de saúde porque possui a capacidade de integrar os mais diversos tipos de informações e mantê-las sempre organizadas em um histórico pessoal de cada paciente.   

 

Além disso, conforme novos dados são inseridos, uma linha do tempo é criada no prontuário de cada pessoa, facilitando assim a busca por exames e arquivos por data, por exemplo. Com isso, o médico não sofre com a perda de informações importantes.

 

  1. Segurança e privacidade

 

Uma das maiores vantagens do Prontuário Eletrônico do Paciente em relação ao prontuário tradicional está relacionada à segurança. E ela se dá em dois pontos principais: segurança das informações e também do paciente no momento da compra de medicamentos. 

 

Com o prontuário eletrônico, apenas as pessoas que são previamente liberadas podem acessar as informações dos prontuários. Ou seja, a privacidade do paciente e a segurança que esses dados necessitam são devidamente resguardados através de um controle de visualização restrito. 

 

Além disso, o PEP diminui consideravelmente as chances de erros na interpretação de receitas médicas que podem acontecer no momento da compra dos medicamentos em decorrência de letras ilegíveis. Assim, a segurança do tratamento do paciente é garantida e problemas relacionados a essa falta de entendimento são evitadas.

 

  1. Redução do uso de espaço físico da clínica

 

As clínicas que ainda usam as fichas de papel precisam manter o prontuário arquivado de cada paciente pelo tempo total de 20 anos, o que acaba resultando em um grande volume de papéis que precisam ser armazenados dentro do espaço físico da clínica. 

 

Nesse sentido, o uso do prontuário eletrônico representa uma grande chance de reduzir esse acúmulo de fichas em arquivos dentro da própria clínica, visto que todas as informações dos pacientes são armazenadas no ambiente digital do sistema. Além disso, os dados podem ser guardados por tempo indeterminado sem impactar na ampliação da estrutura física do centro médico.

Gostou de conhecer os 4 principais benefícios do uso do prontuário eletrônico? Compartilhe com a gente a sua opinião! E não deixe de conhecer o Clinicando, um software inteligente capaz de transformar de forma prática e eficaz a gestão da sua clínica, com a inclusão, por exemplo de uma solução completa de prontuário eletrônico.  

WhatsApp Fale com um vendedor