Email marketing: 4 dicas para usar essa estratégia e fidelizar seus pacientes

Email marketing: 4 dicas para usar essa estratégia e fidelizar seus pacientes

 

O marketing é uma das áreas mais importantes para qualquer tipo de negócio. No segmento da saúde ele pode ser explorado por meio de diversas estratégias, sendo o email marketing uma das ferramentas mais eficientes para conseguir estabelecer uma comunicação mais próxima entre clínicas e pacientes. 

 

Considerado de baixo custo, o email marketing tem um excelente retorno no que diz respeito ao engajamento das mensagens que são disparadas. Conheça mais neste texto sobre como é possível utilizar essa ferramenta para se aproximar e fidelizar pacientes e como essa estratégia de comunicação pode ser colocada em prática na sua clínica. 

 

  1. Crie um planejamento para usar o email marketing

 

Para que possa alcançar os resultados esperados, é primordial elaborar um planejamento para a execução das campanhas de email marketing. Sendo assim, o primeiro passo que você precisa dar é decidir quais são os objetivos da clínica com essa ação, como por exemplo, educar sobre assuntos relacionados às especialidades atendidas no estabelecimento e fidelizar os pacientes atuais. 

 

Logo em seguida, é preciso que conhecer bem seu público para ter um melhor direcionamento dos conteúdos que serão criados. Para isso, é fundamental que a sua clínica tenha uma lista própria de emails, que normalmente são coletados durante o processo de cadastro na primeira consulta, e que evite o uso de uma tática muito difundida no mercado, porém muito controversa: a compra de listas de contatos. 

 

Apesar de ser bastante conhecida, essa prática dificilmente tem sucesso porque não permite a criação de conteúdos personalizados e relevantes para quem irá receber a sua mensagem. Por isso, tenha como foco criar a sua própria base de emails para que a estratégia realmente funcione e que os objetivos traçados sejam alcançados.  

 

  1. Trabalhe na seleção do conteúdo que será enviado

 

Por se tratar de uma clínica e contar com profissionais de saúde, que são considerados autoridades nas especialidades em que atuam, é importante se atentar para o conteúdo que será enviado nos emails. Sendo assim, faça uma seleção das informações que estejam de acordo com o nicho do espaço e dos profissionais que nele atuam e que serão direcionadas aos pacientes. 

 

Por exemplo, se na clínica houver um cardiologista, é possível produzir um conteúdo que aborde como a prática de atividades físicas contribuem para a saúde do coração. Ou ainda, tratar sobre a importância de manter os níveis de colesterol sempre bons para evitar possíveis problemas cardíacos. 

 

Além disso, campanhas sazonais, como o Outubro Rosa, e indicativos do Ministério da Saúde, como as campanhas de vacinação, também são exemplos de temas que podem ser tratados com o seu público. Esses assuntos na maioria das vezes são de interesse de boa parte das pessoas e em muitos momentos acabam gerando dúvidas também, por isso aproveite para usar esse canal de comunicação tanto para informar quanto para cativar os seus pacientes. 

 

  1. Teste estratégias e analise os resultados

 

Para entender o que funciona e o que não tem resultado tão bom, é fundamental testar diferentes estratégias e analisar os resultados dos disparos de email marketing. Procure diversificar o conteúdo, alterne os textos que vão no assunto do email, insira imagens e links variados. Para cada tática implementada, análise a taxa de abertura, índice de cliques e conversão a fim de compreender o que performa melhor e o que deve ser deixado de lado. 

 

  1. Não exagere no número de emails enviados

 

Um dos erros mais comuns de quem executa usa o email marketing para fidelizar pacientes é o exagero no disparo de mensagens e que acabam lotando a caixa de email das pessoas. É preciso ficar muito atento com isso, afinal ninguém gosta de ser bombardeado com informações o tempo todo. 

 

Dessa forma, crie um cronograma para envio dos emails e não envie mais do que duas comunicações por semana. Além disso, procure complementar essa estratégia com outras ações de marketing, como postagem em perfis de redes sociais, a fim de reforçar o posicionamento da sua clínica entre os pacientes.  

 

Em resumo

 

O e-mail marketing é essencial para a clínica que deseja estabelecer uma comunicação mais próxima com quem frequenta o espaço. Além disso, por meio da divulgação de conteúdos relevantes, é possível despertar nos pacientes um sentimento de confiança no trabalho dos profissionais de saúde que representam a clínica. Com isso, os pacientes acabam se fidelizando ao estabelecimento e até passam a indicá-lo para outras pessoas.

 

Agora que você conhece como funciona essa ferramenta que contribui para a fidelização dos pacientes, não deixe de utilizá-la na sua clínica. E compartilhe conosco a sua opinião e experiência nos comentários.

 

 

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