A importância do atendimento humanizado em clínicas e consultórios

A importância do atendimento humanizado em clínicas e consultórios

O atendimento humanizado tem se tornado cada vez mais presente em clínicas e hospitais. No Brasil, esse  conceito já está presente na área da saúde desde os anos 2000 e várias pesquisas e trabalhos acadêmicos demonstram e comprovam a importância desse tipo de atendimento e os benefícios que são gerado tanto para instituições e médicos quanto para os pacientes.

O principal objetivo do atendimento humanizado é oferecer uma excelente experiência aos usuários e também para as equipes de trabalho de clínicas, consultórios e hospitais. Com base nesse objetivo, foram criados três pilares considerados fundamentais para humanizar a assistência médica, que são: atender, entender e acolher. Nesse sentido, a implantação de um atendimento humanizado precisa começar de dentro para fora.

Conheça a seguir algumas dicas para ter uma clínica ou consultório humanizado e tornar assim a experiência dos pacientes ainda melhor no seu espaço de atendimento.

  1. Trabalhe na qualificação da sua equipe

É de extrema importância que cada membro da equipe de sua clínica entenda a importância do atendimento na construção de relacionamentos próximos e humanizados. Por isso, para garantir que tanto o ambiente de trabalho quanto o atendimento oferecido aos pacientes seja agradável e respeitoso, oriente e acompanhe os profissionais que trabalham ao seu lado.

Otimizar os pontos que não estão sendo tão bem assistidos e potencializar os que já apresentam bons resultados são boas opções para começar este trabalho. Além disso, investir em palestras com especialistas e cursos presenciais e à distância sobre atendimento humanizado também é um boa maneira de conseguir padronizar a assistência oferecida por seus colaboradores.  

Um ambiente em que os profissionais estão cientes do seu papel naturalmente se torna um local mais agradável para trabalhar. Com isso, os resultados positivos surgirão e os seus pacientes se sentirão cada vez mais bem acolhidos.

  1. Fique atento quanto ao espaço físico da sua clínica ou consultório

Fugir do tradicional “branco hospitalar” e incluir cores mais alegres na sua clínica ou consultório pode ser o primeiro passo para tornar o seu espaço mais aconchegante.

Consultórios pediátricos, por exemplo, podem compor o ambiente com desenhos e objetos que sejam atrativos para as crianças além de oferecer um cantinho que elas possam se distrair até o momento da consulta. Já clínicas de outras especialidades podem investir em um espaço com plantas, flores e até mesmo músicas que sejam relaxantes. Ações como essas são importantes, pois são capazes de suavizar a tensão que um consultório médico normalmente gera nos pacientes enquanto aguardam na sala de espera.

Oferecer opções de leituras atualizadas também é uma atitude simples que pode fazer diferença. Disponibilizar, por exemplo, revistas e folders com informações relacionadas à sua especialidade médica ou ainda dicas de alimentação e atividades físicas podem fazer com que a espera se torne mais agradável e menos tensa.  

  1. Conheça seus pacientes

Uma das principais ações de humanização do atendimento médico está relacionada a maneira como os médicos se relacionam com seus pacientes. Se tornar mais próximos deles e não ficar apenas apegado às formalidades é uma das melhores formas de passar segurança e conquistar a confiança daqueles que te procuram para uma consulta.

Ser capaz de olhar nos olhos, ouvir com atenção e mostrar que o paciente não está sozinho são detalhes que podem fazer toda a diferença. Portanto, olhe para o seu paciente como um ser humano integral, ou seja, um ser que está diante de você por razões biológicas mas que socialmente e psicologicamente também precisa de atenção e cuidados.

Por mais simples que pareçam, essas dicas podem fazer com que o atendimento oferecido na sua clínica ou consultório se torne mais próximo e humanizado, proporcionando assim a melhor experiência ao paciente e trazendo inúmeros benefícios para a sua empresa. Afinal, a humanização estabelece um elo de confiança entre o especialista e quem está sendo atendido e essa  conexão também pode ser a base para a fidelização de pacientes.

E você, o que acha do atendimento humanizado? Essa já é uma prática na seu espaço de saúde? Compartilhe com a gente a sua opinião nos comentários e acompanhe as dicas que o Clinicando tem a oferecer para a gestão eficiente da sua clínica ou consultório.

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