Como as redes sociais podem ajudar a divulgar a sua clínica

Como as redes sociais podem ajudar a divulgar a sua clínica

 

Em um ambiente marcado cada vez mais pela concorrência, a busca pelo aprimoramento das ações de marketing pelas clínicas médicas é uma das formas mais eficientes para alcançar melhores resultados. Nesse sentido, as redes sociais podem ser excelentes aliadas na busca por mais destaque, principalmente no meio digital. 

 

E o potencial dessas ferramentas em solo brasileiro é imenso. Segundo um estudo da agência We Are Social, realizado com usuários de 45 países no último ano, o Brasil tem 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais, o que corresponde a 66% da população do país. Desse total, 81% se mostram ativamente engajado nas plataformas sociais, o que reforça o potencial de alcance e de oportunidades dessas redes. 

 

Veja a seguir 4 passos para iniciar um trabalho de divulgação da sua clínica nas redes sociais. 

 

  1. Primeiro passo: tenha objetivos claros

 

Cada vez mais as redes sociais vem sendo utilizadas pelos profissionais da área da saúde para uma comunicação mais próxima com o seu público. Porém, para que essa presença nos meios digitais seja realmente relevante, é preciso entender quais são as necessidades reais da clínica para, a partir daí, traçar os objetivos que irão orientar as estratégias de uso dessas redes no dia a dia da empresa. 

 

A intenção é atrair mais pacientes? Ou fidelizar os atuais? É realizar um trabalho de educação dos pacientes? Esses são alguns questionamentos que podem ajudar na criação dos objetivos de divulgação da sua marca nas redes sociais. 

 

  1. Conheça seu público

 

A partir dos objetivos traçados, é hora de identificar quem é o público com quem a clínica irá dialogar nas redes sociais. Dados, como faixa etária, sexo, nível socioeconômico, perfil de consumo e estilo de vida podem ajudar nessa missão de conhecer quem será a sua audiência no meio digital. 

 

Esse trabalho é essencial para a estratégia de criação dos conteúdos que serão postados. Afinal,  agregar valor e entregar informações úteis e relevantes para quem estará acompanhando as mídias da sua clínica é crucial para o sucesso da divulgação da mesma. 

 

  1. Escolha as redes sociais para divulgar a sua clínica

 

Após ter os objetivos claros e conhecer quem é o seu público no meio digital, é hora de escolher quais serão os melhores canais para fazer a divulgação da sua clínica. E por que essa escolha é tão importante? Porque cada rede social tem estilo e linguagens diferentes, o que implica em estratégias diferentes de comunicação. Conheça a seguir algumas das principais características das redes sociais mais utilizadas entre os brasileiros, de acordo com a pesquisa da agência We Are Social:

 

Facebook

 

O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros. De acordo com dados recentes da plataforma, o Brasil possui mais de 130 milhões de usuários ativos, sendo o terceiro país no mundo com maior número de pessoas conectadas. Sendo assim, é muito provável que a audiência da sua clínica se encontre no meio desses milhões de usuários. 

 

Um dos pontos mais interessantes do Facebook é que ele permite a criação de anúncios e campanhas segmentadas. Isso significa que o seu conteúdo patrocinado (termo utilizado quando uma postagem é impulsionada na rede) irá aparecer diretamente para o público que você deseja atingir. 

 

Instagram

 

Com mais de 16 milhões de usuários no Brasil, o Instagram é a rede social que mais cresce no mundo. Segundo dados da própria plataforma, 85% dos usuários seguem alguma conta comercial, o que mostra o impacto que essa mídia pode trazer para a divulgação da sua clínica. 

 

Uma das principais características do Instagram é o fato da rede ser altamente dinâmica. Portanto, se ela fizer parte da sua estratégia de divulgação, invista em postagens recorrentes para que o conteúdo apareça constantemente para o seu público e crie uma identificação e aproximação maior entre os profissionais de saúde e pacientes.  

 

Youtube

 

Principal mídia digital de publicação e compartilhamento de vídeos, o Youtube é uma ferramenta que pode ser facilmente integrada em blogs e demais redes sociais. Essa ferramenta utiliza as palavras-chave e os mecanismos de busca para rankear seus conteúdos, portanto ela pode ser utilizada para complementar uma estratégia de divulgação de marca.  

 

Linkedin

 

Conhecida como uma rede social de perfil profissional, o Linkedin é perfeito para profissionais que desejam se tornar referência e gerar autoridade a partir dos conteúdos publicados. Nessa mídia a presença é mais formal, por isso as postagens devem falar mais sobre a parte institucional de sua clínica e também sobre o perfil dos profissionais de saúde. Além disso, esse é um ótimo canal para divulgar conteúdos mais elaborados, como artigos de blog e ebooks. 

 

  1. Criação e monitoramento de desempenho dos conteúdos

 

Depois de escolher as redes sociais mais alinhadas com os seus objetivos de divulgação, o próximo passo é iniciar a criação dos conteúdos e fazer as postagens. É fundamental acompanhar o desempenho dos conteúdos publicados nos perfis da sua clínica nas redes, pois é a partir desse monitoramento que se torna possível entender quais publicações estão apresentando melhores resultados. Com isso, você poderá investir em assuntos e formatos que desempenham melhor junto aos pacientes. 

 

E então, pronto para começar a divulgar a sua clínica nas redes sociais? Compartilhe conosco a sua opinião e experiências e não deixe de acompanhar as novidades do blog do Clinicando, uma ferramenta inteligente capaz de transformar de forma prática e eficaz a gestão da sua clínica.

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