Como utilizar o pós-consulta para relacionar com seus pacientes

Como utilizar o pós-consulta para fortalecer o relacionamento com seus pacientes

 

Como acontece em qualquer outro setor, na área da saúde também existe muita concorrência. Por isso, pensar em formas de aproximação com os pacientes é um dos caminhos para conseguir cativar cada vez mais quem visita os consultórios. Nesse sentido, o relacionamento pós-consulta se revela como uma das melhores maneiras de conquistar a confiança e a preferência de quem procura a sua clínica. 

 

Praticar o acompanhamento pós-consulta é uma ação indispensável quando se pensa na geração de empatia entre profissionais de saúde e pacientes, pois deixa claro que há uma preocupação que vai muito além do lucro que aquela pessoa acaba gerando para a clínica com a realização de uma consulta. Além disso, o trabalho pós-consultório também ajuda a garantir o bom andamento do tratamento a fim de que o resultado esperado seja atingido.

 

Confira a seguir 3 maneiras de viabilizar o atendimento pós-consulta para estabelecer um novo modo de se relacionar com os pacientes.   

 

  1. Tenha um cadastro completo e atualizado dos pacientes

 

Quando o paciente chega ao consultório para a realização do primeiro atendimento, é essencial que a sua equipe na recepção registre as principais informações sobre aquela pessoa que está ali pela primeira vez. Nome, telefone, email, data de aniversário, endereço, entre outros, são exemplos de dados importantes para os profissionais que desejam estabelecer contato personalizado com o paciente após o término da consulta.

 

E para que tudo fique sempre em dia e organizado, você pode contar com a ajuda de um bom sistema de gestão especializado na área da saúde. Normalmente, eles possuem funcionalidades exclusivas que ajudam no cadastro dos pacientes, sendo assim um ótimo aliado para os profissionais que desejam tornar esse trabalho o mais eficiente possível. 

 

  1. Use o email para se comunicar com os pacientes

 

Muitas pessoas acreditam que o email está perdendo força, mas na verdade essa é uma das melhores ferramentas para comunicação profissional. Fácil de usar e gratuito, ele é menos invasivo e não interrompe a rotina das pessoas durante a realização de suas atividades. 

 

Você pode usar o email para divulgar uma campanha da sua clínica, informar sobre um determinado assunto que está sendo falando naquele momento ou ainda promover a conscientização sobre uma determinada doença, por exemplo. 

 

  1. Envie mensagem em datas importantes 

 

Muitas vezes, as atitudes mais simples são as mais eficientes para criar e fortalecer o relacionamento pós-consulta com quem visita seu consultório. Dados do Experian Marketing Services mostram que emails de aniversário recebem até 235% mais acessos do que emails promocionais, por exemplo. Portanto, essa é uma ótima oportunidade para você se relacionar com os seus pacientes e tornar mais forte o vínculo entre profissional de saúde e usuário.  

 

Além disso, datas comemorativas, como dias das mães, dia dos pais, natal e ano novo também são momentos em que você pode enviar mensagens felicitando os pacientes. Com certeza eles irão se sentir prestigiados pelo fato da sua clínica ter se lembrado deles em momentos como esses. 

 

Você já utiliza o período pós-consulta para fortalecer o relacionamento com os seus pacientes? Faz uso de outras ferramentas para tornar esse vínculo cada vez mais forte? Compartilhe conosco a sua experiência e não deixe de acompanhar as novidades no blog do Clinicando, uma ferramenta inteligente capaz de transformar de forma prática e eficaz a gestão da sua clínica.

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